Estilo, Lifestyle, Moda

O que usar para cada tipo de corpo

Publicado em 11 de junho de 2018

Você já deve ter ouvido dizer que existem alguns tipos de corpos femininos e que podem ser classificados de acordo com seu formato. Mas como muitas mulheres desconhecem o seu tipo de corpo e o que valoriza a sua silhueta, neste post vamos tratar dos cinco principais e seus pontos fortes e fracos.

Mas lembre-se, isto não é uma regra ou imposição do tipo “não use” ou “não faça”, mas sim sugestões que ajudam a explorar mais seu corpo e suas formas e valorizar o que tem de melhor. Descubra o seu!

5 tipos de corpos:

1-) Corpo Ampulheta: É o tipo mais desejado pelas mulheres, conhecido pelo “corpão violão” A cintura é fina e o busto e quadril são mais avantajados. Como é o tipo de corpo mais proporcional, é um dos mais fáceis de vestir. A principal dica é sempre tentar realçar a cintura e criar harmonia entre os quadris e ombros. Caso contrário seu corpo pode parecer retangular. Para isso, pode-se usar blusas e vestidos com pences para valorizar as curvas, além de casacos mais acinturados e cintos. Alongar as pernas também é sempre uma boa opção para deixar a silhueta mais elegante. Alguns modelos que vestem bem este tipo de corpo:

O que não valoriza esse tipo de corpo são peças estruturadas, roupas de corte reto ou muito largas.

2-) Corpo Triângulo Invertido: Esse tipo de corpo tem o volume maior na parte de cima, com os ombros maiores que o quadril, a cintura reta, as costas largas e a perna longa e fina. A sugestão é dar a sensação de mais volume na parte debaixo usando estampas, calças e saias de cor clara e bolsos no quadril. Na parte de cima cores escuras, decotes em V, blusas com babados na barra. Exemplos:

O que não valoriza muito são saias e blusas justas, colares grandes, decote canoa e estampas horizontais.

3-) Corpo Pêra: Esse formato de corpo tem mais volume nos quadris, o ombro é menor, os braços e a cintura são finas e os seios são pequenos ou médios. A dica é aumentar volume em cima e reduzir volume embaixo. Para isso, pode ser usado calças mais escuras com blusas estampadas ou claras. Você também pode usar blusas com detalhes nos ombros ou em toda manga, o que dará a impressão que os ombros são da mesma medida que o quadril. Outro ponto que pode ser evidenciado é o pescoço, com lenços ou colares curtos. Exemplos:

Tente evitar cintos na altura do quadril, calças com bolsos volumosos, casacos e blusas que terminam em cima do quadril.

4-) Corpo Retângulo: Este formato é caracterizado pelas medidas praticamente iguais de busto, quadril e cintura. As formas costumam ser magras, com poucas curvas e as pernas costumam ser finas. O mais importante é tentar criar curvas pelo corpo, tentando não chamar tanta atenção para a região da cintura. Pode abusar de recortes, cintos e faixas. Blusas soltas ou de tecidos fluidos, calças estampadas, pantalonas, vestidos chemise e saias rodadas são uma boa opção. Exemplos:

O que não valoriza muito são calças de cós largos ou cintura alta, estampas muito grandes, roupas muito largas, blusas justas com calças justas.

5-) Corpo Oval: Esse corpo costuma ser mais cheinho, com menos cintura, abdomêm mais arredondado e pescoço largo. A grande dica é valorizar as pernas, colo e braço. Para isso pode ser usado saias de corte êvase ou gôde, tunicas, camisas, blazer aberto e blusas com decote. Exemplos:

O que não valoriza muito são as blusas fechadas, vestidos tubinho, colares curtos e acessórios que causam achatamento de tronco.

Essas são as dicas, mas lembre-se que nada é regra! A moda é criada para nos ajudar e não para causar desconforto, por isso, tente trazer a moda para seu gosto pessoal, seu tipo de corpo e seu estilo e use aquilo que te faça bem e favoreça seu corpo!!